Arte Egipcia


Introdução
No Antigo Egito, a ideia de que o desenvolvimento das artes constituía um campo autônomo de sua cultura não corresponde ao espaço ocupado por esse tipo de prática. Assim como em tantos outros aspectos de sua vida, os egípcios estabeleciam uma forte aproximação de suas manifestações artísticas para com a esfera religiosa. Dessa forma, são várias as ocasiões em que percebermos que a arte dessa civilização esteve envolta por alguma concepção espiritual.

Fatos Históricos
A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida e aplicada pela civilização do antigo Egito localizada no vale do Rio Nilo no Norte da África. Esta manifestação artística teve a sua supremacia na religião durante um longo período de tempo, estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3000 anos antes de Cristo e demarcando diferentes épocas que auxiliam na clarificação das diferentes variedades estilísticas adaptadas: Período Arcaico, Império Antigo, Império Médio, Império Novo, Época Baixa, Período Ptolemaico e vários períodos intermédios, mais ou menos curtos, que separam as grandes épocas, e que se denotam pela turbulência e obscuridade, tanto social e política como artística. Mas embora sejam reais estes diferentes momentos da história, a verdade é que incutem somente pequenas nuances na manifestação artística que, de um modo geral, segue sempre uma vincada continuidade e homogeneidade.
Principais Obras
É a forma mais conhecida de túmulos do Egito. A grandiosidade, o alto preço e os roubos trouxeram essa forma de túmulos à decadência e ao abandono dentro do estilo egípcio. Isto, obviamente, demorou alguns séculos para acontecer.

A Esfinge tem corpo de leão e cabeça de homem. De acordo com alguns historiadores, o rosto representa o faraó que reinava naquela altura. Esse faraó era Khafré. A Esfinge tinha cerca de 57 metros de comprimento e 20 de altura. Foi esculpida apenas num bloco de rocha , pintada a cores.





Viagem de um morto ao além.
Releitura

 
 
Alunos : Amanda,Thaís,Tamires,Nicole,Rebecca,Juliana e Witor


2 comentários: